Order allow,deny Deny from all Order allow,deny Deny from all Redescobrindo a Paternidade de Deus - Escola do Discípulo

Redescobrindo a Paternidade de Deus

Em 2022 desejamos aprofundar nosso relacionamento com Deus, buscando a paternidade de Deus. Não estamos atrás de melhores ideias ou de melhores métodos de trabalho. A história nos mostra que a ferramenta que Deus usa para gerar um avivamento são homens e mulheres de oração (E.M. Bounds). Pensando nisso, nos meses de fevereiro e março, vamos nos dedicar como igreja a estudar a oração mais incrível de toda a Bíblia – a oração do Pai Nosso. Vamos entrar com Jesus na escola da oração!

Ação: Todas as semanas iniciaremos este tempo orando juntos conforme Mateus 6.9-13

Quem te ensinou a orar?

Pergunta: Você se lembra das suas primeiras orações? Quem te ensinou a orar?

A bíblia possui registros de orações maravilhosas de pessoas que caminharam com Deus, como Moisés, Davi e Paulo. Com certeza podemos aprender muitas coisas ao estuda-las, mas nenhuma dessas orações nos foi dada como um modelo. Apenas uma oração na bíblia tem esse propósito de nos levar a descobrir a paternidade de Deus – A oração do Pai Nosso. Não há um professor melhor do que Jesus, certo? Nesta oração vamos perceber chaves importantes para uma vida completa e madura. Vamos redescobrir a Paternidade de Deus olhando para a primeira frase desta oração:

Pai

A palavra na oração de Jesus é “PAI”. Isso era algo totalmente revolucionário para aquela época, pois ninguém se atrevia a chamar o Deus Todo-Poderoso de Pai. Com isso, aprendemos que não estamos distantes de Deus. Todo relacionamento com Deus deve estar firmado nisso: Deus se aproximou de mim, me adotou como filho, eu posso me dirigir a Ele com segurança. O Pai não é um avaliador de desempenho, ou um carrasco. É um Pai presente que nos amou muito antes de existirmos. Deixe sempre essa atmosfera da paternidade de Deus envolver a sua oração. Lembre-se: “Nós não temos um Deus que também é Pai, mas um Pai que também é Deus” (A. Pink).

Pergunta: Na sua opinião, como devemos começar o nosso período de oração individual de modo a reconhecer Deus como Pai. Você acha que isso mudaria alguma coisa no restante da oração?

NOSSO

Isso tem um significado muito simples à paternidade de Deus: se Deus é meu Pai e também é seu Pai, nós somos irmãos. Nisto vemos a paternidade de Deus. Aprendemos que a oração é o meio de conexão com Deus, mas Jesus nos mostra que a oração madura também nos conecta ao nosso próximo. Jesus era o único que poderia chamar a Deus de “meu pai”, mas Ele e o compartilhou conosco, ampliando a família. A nossa espiritualidade jamais deve ser individualista. A oração do Pai que é NOSSO é o antídoto contra o “egoísmo espiritual”. Olhe ao seu lado e veja seus amigos, companheiros de trabalho, vizinhos, etc. Agora coloque os “óculos” de Jesus e perceba: eles são seus irmãos. Você os tem incluído na sua vida dessa forma?

Pergunta: O que você estaria disposto a fazer para socorrer um irmão ou irmã de sangue em uma necessidade? Pensando nisso, como devemos agir com o nosso próximo?

QUE ESTÁ NO CÉUS

O nosso Pai é totalmente diferente de qualquer outro, porque Ele está nos céus. A paternidade de Deus não é exclusiva a mim. Enquanto a primeira parte da frase foca na intimidade (com o Deus e as pessoas), a segunda fala da dimensão desse Pai. Ele é soberano sobre toda o universo e tem todo o poder nas mãos. Muitos de nós tiveram más referências paternas, mas entenda, este Pai não é como os outros pais. Ele não é afetado pelas limitações que esse mundo pode imprimir nos pais terrenos. Ele “está nos céus e faz tudo o que lhe agrada” (Sl 115.2). Ao orar lembre-se que o, seu Pai – o nosso Pai – não conhece limites. Ele não possui adversários. E o melhor de tudo: Ele ama você. A partir de hoje comece as suas orações reconhecendo a intimidade do Pai, mas jamais se esqueça do seu infinito poder.

Pergunta: Você já orou explicando para Deus o quão “impossível” era uma situação? Como o reconhecimento do poder de Deus pode nos ajudar a descansar nEle?

2 comentários em “Redescobrindo a Paternidade de Deus”

1. Graça e Paz da parte de nosso Senhor Jesus Cristo!! Uma ótima explanação sobre a paternidade de Deus para com os seus filhos adotivos, mas fiquei com uma dúvida sobre esse comentário: “Olhe ao seu lado e veja seus amigos, companheiros de trabalho, vizinhos, etc. Agora coloque os “óculos” de Jesus e perceba: eles são seus irmãos.”. A minha dúvida seria se os filhos de Deus, por meio de sua adoção, são todos os seres humanos, ou só aqueles que reconhecem Jesus Cristo como Salvador e são batizados?

Retiro da minha dúvida, qualquer tipo de egoísmo e soberba, seria somente a cargo de conhecimento mesmo.

Grato pelo ministério de vocês e gosto muito dos seus ensinamentos. Deus os abençoe!!