Há alguns meses, caminhando pelo campus do Seminário Batista Southwestern, encontrei um corredor chamado “Martyrs’ Walk”, que significa: “O caminho dos mártires”. Neste corredor, dispostas no chão, estão várias placas em homenagem a missionários que morreram no campo, dando a vida pelo evangelho.
Naquele corredor, as pessoas passam, em silêncio, meditando no significado da vida daqueles homens e mulheres. A cada passo, uma nova homenagem, um novo herói da fé.
“Archie Dunway (1920-1978). Morto por guerrilheiros no complexo hospitalar batista Sanyati – Rodésia.”
“Kathleen Gariety (1949-2002). Morta a tiros no complexo hospitalar batista Jibla – Iêmen”.
Eu conheço a história de vários mártires (pelo menos os mais famosos) mas eu não conhecia nenhum daqueles. Eram ilustres desconhecidos para mim. Quanto mais eu caminhava, mais difícil era segurar as lágrimas.
Eu estava emocionado em ver aqueles testemunhos de fé, quase como se eu estivesse pisando em um território sagrado. Mas o maior sentimento foi de gratidão a Deus por fazer parte dessa família de heróis e saber que aquela história era minha também.
Paulo ora para que os Efésios conheçam a Deus em profundidade, mas dá a entender que ninguém chegará a esse conhecimento sozinho, isolado dos outros cristãos. Isso só é possível “juntamente com todo os santos” (Ef 3.18). A revelação de Deus é enriquecida ao ser reconhecida na história de todos os santos, desde Abraão até a aquele irmão de outra denominação diferente da sua.
Ao conhecer a história da igreja você verá que a sua história é muito maior do que você pensa, e que você pode conhecer muito sobre o caráter, a fidelidade e o amor de Deus ao meditar na vida de Archie Dunaway, Kathleen Garity, Inácio de Antioquia, Perpétua e Felicidade, e muitos outros.
Você precisa conhecer a história da igreja pois ela é a jornada da sua família na fé. Conhecer o testemunho deixado por eles pode ser exatamente a força e a inspiração que você precisa para continuar firme na sua caminhada com Cristo.
Obrigado, Senhor, por nos deixar fazer parte da Sua família e da história destes gigantes.
Yuri Breder